Foguete


Finalização do relatório do Foguete a  Água


1> Descrição do Projeto (passo a passo) da base, do foguete e do pára-quedas.
2> Tabelar número de testes realizados e desempenho do foguete em cada um deles.
3> Descrever Problemas Ocorridos e Soluções Propostas.
4> Cálculo da Força realizada sobre o Foguete (Em sala será mostrado).                             
 5> Conclusão do trabalho.

1-      Base:  

  • 1° Passo
- Fazer quatro furos na chapa de madeira, distantes de maneira que o cano de água T ¾ possa ser prendido e colocar os quatro parafusos sextavados.

  • 2° passo
- Encaixar o cano T com o cano de 6cm.
- Cortar 6 abraçadeiras de nylon no tamanho de 8cm.
- Colar com super bond, no cano de 6cm. Importante observar que a parte quadrada maior da abraçadeira deve ficar para dentro.
- Passar duas abraçadeiras para fixá-las no cano.
- Passar fita isolante ao redor das abraçadeiras

  • 3º passo
- Fixar o cano T (já montado no passo anterior) na chapa de madeira (1° passo) e colocar as porcas nos parafusos para prender o cano. Importante
observar que se os parafusos ficarem muito próximos, o cano entrará mais apertado, deixar o cano encostado na chapa.

  • 4º passo
- Pegar o barbante de 6m e dobra-lo ao meio e fazer dois furos no cano de
esgoto, de modo que fiquem opostos e 1cm da extremidade do cano.
- Passar uma ponta do barbante entre a porca e o cano T e a outra ponta no
lado oposto.
- Amarrar as pontas do barbante nos furos do cano de esgoto.

  • 5º passo
- Prender o bico de pneu de bicicleta em uma extremidade da mangueira de 3m
utilizando a abraçadeira de ferro.
- Passar a outra extremidade da mangueira dentro do cano.
- Furar a rolha de cortiça e colocar na mangueira.

Pára-quedas: 

  • 1º passo
- pegue um saco de lixo de 50L;
- estique-o sobre uma mesa;
- junte uma ponta a outra, bem rente para não ficar irregular, deixando-o na forma de um retângulo;
- pegue as duas opontas que estão abertas e dobre-o em diagonal fazendo com que as duas pontas abertas fique na direção do meio do saco de lixo;
- vira o saco de lixo ao contrário fazendo com que as duas pontas fique para baixo;
- dobra de novo em diagonal fazendo com que o seu saco de lixo fique parecendo com uma casquinha de sorverte;
- vire de novo o plástico ao contrário, fazendo com que a parte que esava em cima fique embaixo;
- marque com uma caneta uma circunferência, não muito acentuada no plástico;
- corte em cima da onde você marco a linha;

  • 2º passo

- dobre o saco plástico de novo para que seja feito o furo para passar os fios que serão presos no foguete;
- fure na ponta esquerda, no meio e na ponta direita;

  • 3º passo

- para fazer o fio do tamanho certo, medir o raio e multiplica-lo por 1,5;
- prender os fios no paraquedas e prende-lo no foguete.
Seu paraquedas está pronto

Foguete : 

  • 1º passo
- pegue uma garrafa pet de 400 ml ou menor, vazia.

  • 2º passo
- construa as aletas com papelão, com tamanho proporcional à sua garrafa, a quantidade de aletas, também deve ser proporcional ao tamanho da garrafa.

  • 3º passo
- cole as aletas na garrafa.

  • 4º passo
- cole o para- quedas na garrafa

  • E está pronto seu foguete.




 2-

  

3-      Tivemos problemas com o para quedas, ele não estava abrindo e os barbantes estavam enroscando uns nos outros - solução: trocamos o material utilizado no para quedas e mudamos a forma de enrolar o barbante na hora de colocar em cima do foguete, também tivemos problemas com a base, a trava estava soltando antes da hora e quando puxávamos o fio ela não soltava - reconstruímos a trava e mudamos a posição do fio.


4- P= 80psi
1psi= 6894,8 Pa
P= 6894,8 x 80 = 551584

A= pi(coloca o simbolo de pi) x r²
A= 3,14 x 0,05²
A= 3,14 x 0,025
A= 0,00785 m²

F=P/A
F=551584 x 0,00785
F= 4329. 9344 N


 5-     Concluimos que o trabalho deve ser feito com cuidado, atenção e capricho, para que nada dê errado, e que também podemos nos divertir muito enquanto aprendemos conceitos físicos.


Iniciação Tecnologica  2º trimestre: Foguete á Agua

Terceiro teste do Foguete - 21/06





Segundo teste do Foguete - Realizado na escola, na presença do professor, no dia 17/06:












Primeiro teste do Foguete - 11/06:











OBSERVE AS FIGURAS ABAIXO:
Foguete 1






1> Em cada um dos casos existe problemas com relação as nossas
regras. Descreva o que está de errado em cada foguete.
(100 Pontos para cada erro achado)
R:

Foguete 1 - O foguete não é um garrafa pet de até 400ml. A bomba utilizada na figura não é uma bomba comum de bicicleta.
 
Foguete 2 - O foguete não é um garrafa pet de até 400ml. O homem está a menos de 3 metros de distancia do foguete.
     Foguete 3 - O foguete não é um garrafa pet de até 400ml. A base utilizada na figura não é a mesma sugerida pelo professor para a nossa competição.
Foguete 4 - O foguete não é um garrafa pet de até 400ml. A mangueira da bomba tem menos de 3 metros.


OBSERVE AGORA ESTES DOIS CASOS:





2> Na primeira foto o que podemos observar de diferente em
comparação com o modelo mostrado em sala de aula?
Qual sua opinião em relação aos dois modelos?
(200 Pontos)


 R: A primeira coisa que observamos é que não há uma rolha de cortiça,  outra coisa é que a rolha e o cano por onde entra o ar são uma coisa só. Achamos que o material utilizado na figura 5 é melhor do que o material que nós utilizamos, pois a rolha de cortiça tem pouca durabilidade e na figura 6, achamos o para-queda muito pequeno e as cordinhas muito compridas.


3> O Paraquedas que você pretende utilizar segue o modelo da foto?
Se não como será realizado?
(100 Pontos)


R: O desenho é o mesmo, mas o nosso para-quedas é um pouco maior e as cordas são mais curtas. 



QUESTÕES GERAIS SOBRE FOGUETISMO


4> O que é centro de pressão?
(100 Pontos)


 R: O Centro de Pressão (CP) é o ponto onde age a resultante das forças aerodinâmicas e o momento de arfagem é nulo. O Centro de Pressão muda de posição conforme variamos o ângulo de ataque, caminhando para o bordo de ataque quando o ângulo é aumentado.

5> Quem inventou o foguete (caso geral - não o foguete a água)?
Em que ano e onde isso aconteceu?
(100 Pontos)

R: A data de divulgação do primeiro uso de foguetes de verdade, publicada no site oficial da Nasa, foi em 1232 pelos chineses na china.


6> Cada elemento do grupo (presente hoje em sala)
deve escrever sua opinião sobre o trabalho do foguete até o momento.
(200 Pontos)

R:  Clara: Estamos aprendendo muito com esse projeto. Está sendo divertido, mas trabalhoso. 
 
    Júlia: O trabalho está se encaminhando muito bem, devido à organização do grupo.

    Paula: Não tivemos problemas durante o trabalho, está correndo tudo bem. 

    Rafael: Está dando tudo certo, conforme planejamos, apesar de ser trabalhoso.

    Vanessa: Está sendo trabalhoso, mas estamos aperfeiçoando nosso projeto.









Questão 1
(100 Pontos)

Questão 1(100 Pontos)Você está envolvido com a competição de foguetes. Qual orecorde de sua categoria? Quais os vencedores dos trêsúltimos anos? Qual o tempo atingido por eles? 
R:     Campeão 2010: Grupo 6 - 2º C -  Marca(s): 18,78         
              
       Campeão 2009: Grupo 3 - 2º - Marca(s): 34,90C         
                 
       Campeão  2008: Grupos 1 e 2 - 2º C  -  Marca(s): 16,94

       Recorde da nossa categoria: 34,90 s. 
                                                                                             


Questão 2
(100 Pontos)
Quem é o indivíduo da figura abaixo? Qual a relação dele com
foguete? Onde ele nasceu (cidade e país)? 
 R:  Marcos César Pontes, astronauta da Agência Espacial Brasileira (AEB).É o primeiro astronauta brasileiro e o primeiro lusófono a ir ao espaço na missão batizada "Missão Centenário", em referência à comemoração dos cem anos do vôo de Santos Dumont no avião 14 Bis. Marcos César Pontes,nasceu em Bauru - Brasil.



Questão 3
(100 Pontos)

Qual a competição nostrada abaixo?
Onde ela foi realizada? (local específico). 

 R:Competição de Carrinho de Ratoeira, realizado no salão de teatro.



Questão 4
(100 Pontos)

Qual o equipamento da figura (que está sendo colocado no avião)?


R: Esta sendo colocado no Avião, o primeiro computador com Hard Disk (HD). 




Questão 5
(100 Pontos)

O que está acontecendo no céu? Qual o nome deste fenômeno?

R: Está acontecendo um fenômeno raro da natureza, chamado Morning Glory, também conhecido como Nuvem Rolo.



Questão 6(100 Pontos) Descreva a situação atual do seu grupo em relaçãoao desenvolvimento do foguete. Quantos testes já foramrealizados? Qual o maior problema encontradoaté este instante? 



R:  Ainda nao foi realizado nenhum teste com o foguete, mas a base já está pronta. Não houve problemas.
Qual o nome do inventor do foguete a água? Em que ano isso ocorreu e em que país?

R: Professor de física Jean LeBot; Universidade de Rennes, França 1930.



Questão 2
(100 Pontos)
Essa competição de Física é a sua próxima competição. A foto tirada é histórica. Em que ano isso aconteceu?



R: Ocorreu em 2008.


Questão 3
(100 Pontos)
O objeto abaixo é muito importante para a história do foguetismo.O que é este objeto? Qual sua importância? 


R: Capsula Vostok 1. Foi um feito histórico que durou 108 minutos, sendo 89 deles efetivamente no espaço. Viajando a cerca de 27.400 km/h, o sorridente cosmonauta russo Yuri Gagarin deu a volta completa à Terra há exatos 50 anos. Ele atingiu 327 km acima do nível do mar a bordo da nave Vostok-1.
Gagarin também foi o primeiro homem a ver a Terra do espaço. “Eu estou vendo a Terra e ela é tão bonita!”, disse, durante seu voo. O anúncio foi ainda mais eletrizante por ter ocorrido plena Guerra Fria. O voo histórico tornou de Gagarin, de 27 anos, em herói internacional.


Questão 4
(100 Pontos)
Qual o nome do foguete abaixo?  Qual o destino desta viagem?




R:  Apollo 11 foi lançado na Florida com destino a Lua.







Questão 5
(100 Pontos)


Um acidente colocou o programa espacia deste país em xeque. Qual é este país? Em que ano isso ocorreu?
Qual o nome do veículo que explodiu? 



R:  Florida, 1986; Onibus Espacial Challenger.




Questão 6
(100 Pontos)
O que este músico tem haver com o acidente mostrado acima?. 


R: Após o desastre com a espaçonave Challenger em 28 de janeiro de 1986, a música foi gravada  por Jean Michel Jarre.




Questão 7
(100 Pontos)


Como é o nome do indivíduo abaixo? Dica: sem dica



R:  Yuri Gagarin.




Questão 8
(100 Pontos)




Qual o nome do foguete abaixo? Em qual cidade ele foi fabricado? Qual a função deste foguete? 
Dica: Brasil. 




R: O nome é VLS. Ele foi fabricado em São José dos Campos. Veiculo lançador de satélites;

RELATÓRIO DO FOGUETE

1> Descreva a Função de cada elemento no trabalho do Foguete a Água. (Nome e Função).


R:  Clara e Paula- Fizeram a Base.
    Aline e Júlia- Fizeram o Para-quedas.
    Vanessa e Rafael - As aletas do foguete.

2> Descreva a situação atual do projeto.
(Base, Foguete e Para-quedas).

R: A base do nosso foguete já esta pronta, o para-quedas, só esta faltando fazer o lançamento. Vamos tentar fazer o melhor possível no primeiro lançamento para poder aperfeiçoar antes da competição. 


3> Seu Foguete usará pressão, faça uma tabela com conversão entre as seguintes unidades:
bar, psi, atm, Pa.

R:


4> Pesquise e indique a pressão que geralmente  é usada nos lançamentos.

R: Nos lançamentos com  garrafas de 400ml, a pressão  usada é de 60 libras.


5> Qual o recorde da sua categoria? (Até 400 ml).

R: *Colégio Idesa : Foguete de Água - até 400 ml
          Grupo 7 - 2ºA ( e Deiverson) - 1min 14s (2007)
II Festival de Foguetes - 01 de setembro


6> Cite 3 conceitos Físicos que estão envolvidos no trabalho do foguete a água.

R: Os três conceitos físicos usados no foguete: Pressão, Gravidade e Estabilidade (centro de massa e centro de gravidade).


7> O que podemos esperar do desempenho de seu grupo na Iniciação Tecnológica do Foguete?

R: Podem esperar: trabalho em grupo, que está acontecendo desde o começo da construção do Foguete. O nosso aperfeiçoamento tanto no dia da Competição quanto nos dias de Lançamento.

Hoje tivemos uma palestra sobre Foguete a Água com os ex-alunos do Colégio -  Mitsuo e Lúcio.

Deu pra conhecer um pouco sobre o foguete, sobre os cuidados que devemos ter, quando formos construí-lo, apresentaram cada detalhe do foguete. Bem por ser o começo, ainda temos algumas duvidas, vamos conseguir resolve-las quando começarmos a contruir o primeiro modelo de foguete.

Abaixo segue algumas imagens sobre a palestra